quarta-feira, 22 de abril de 2009

Cuisenaire



Hoje começámos a "brincar" com o cuisenaire.
Este material tem este nome devido ao seu criador: Emile Georges Cuisenaire, (1891-1980).
Cuisenaire era professor de Matemática na Bélgica, e impressionou-se com uma situação de um aluno desesperado. Numa das suas aulas, decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos de Matemática.
Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor; e foi assim que surgiu a Escala de Cuisinaire.
Há meio século atrás , quando Cuisenaire inventou este material não sabia se iria dar certo, porém na primeira aula que testou constatou que a sua intuição estava correcta.
Só mais tarde é que o professor ficou conhecido fora do seu país, quando o educador egípcio Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e famoso pelas suas pesquisas em Educação Infantil, recebeu de um amigo belga, um convite para conhecer o homem que ensinava números com barras coloridas. Apesar de descrente ele aceitou, encantou-se ao ver o material, e disse “este homem mostra técnicas às crianças que são um milagre para a educação.”
O egípcio passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire- a quem chamava de Senhor Barrinhas. O professor belga tornou-se conhecido em todo mundo.

Conheça sobre o material.
Cada barra tem uma cor e um tamanho diferente.
A menor das barras tem 1 cm e representa uma unidade. A segunda tem tem 2 cms e representa o número 2, e assim por diante, até a maior de 10 cms que indica o 10.
Veja as cores correspondentes a cada número:

1 – Cor branca
2 – Vermelho
3 – Verde
4 – cor de rosa
5 – Amarelo
6 – Verde escuro
7 – Preto
8 – Castanho
9 – Azul
10 - Laranja

Para facilitar, as peças com valores que podem ser multiplicados por 2, foram pintados com cores parecidas. Manipulando as peças as crianças aprendem com facilidade a ordem crescente, decrescente, a adição (soma sucessiva),a subtracção, simbologia(<, > e =) e conceitos como “o dobro de”, ou “a metade de”, de uma quantidade.
Este material pode ser usado com alunos de 3 aos 11 anos.






Um comentário:

Kah disse...

Bom dia Patricia,não sei mexer muito com internet.Você poderia me informar onde encontro cuisenaire com bom preço. meu email é escolamundocoloridosta@hotmail.com
desde já agradeço
Ana.